O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



 

Editora Melhoramentos

   

Releases

      << Volta
 

Institucional

Releases

Imagens

Clippings

 

 

Depois dos últimos sucessos Carne Quebrada e Estrela Mecânica, o premiado Tiago de Melo Andrade lança A História do Vai e Volta

Autor constrói um divertido jogo de memória de ligar os pontos para levar o leitor até um final inusitado, que faz refletir sobre a transitoriedade da vida.

 

Um pequeno e nada comum romance relacionado à memória familiar. Partindo do inesperado a cada nova obra, o mineiro de coração Tiago de Melo Andrade desta vez se propõe contar ao leitor a história de uma família e sua descendência numa árvore genealógica completa, da raiz à copa. Nesse sentido, Tiago faz com o leitor uma divertida brincadeira de ligar os pontos. Dobrando e desdobrando a linha do tempo, embaralhando passado e futuro, leva o leitor a construir a biografia de interessantes e irreverentes personagens, solucionando mistérios e preenchendo as lacunas da narrativa com informações obtidas durante a leitura.
 
“Usei um pouco da minha própria história, já que minha família por parte de pai tem muitas informações sobre o passado, registradas por meio de fotografias e inventários... Boa parte dos nomes de personagens do livro e de lugares vem destes documentos”, declara o escritor. Mas isso foi apenas parte da inspiração. A outra parte – talvez a mais divertida – é resultado das histórias e “causos” ligados a esses documentos e objetos garimpados por Melo Andrade que não eram escritos, e que vieram passados de geração a geração.

Imagens belas, poéticas e engraçadas

Diferentemente dos livros infantis nos quais, ao ligar os pontos, se obtém ao final uma figura, em A História do Vai e Volta é possível chegar a várias imagens: belas, poéticas, engraçadas, feias... o retrato de personagens e passagens que tanto lembram nossa própria vida e história. Por vezes o livro soa como um caso ouvido de uma de um tia, de uma avó ou até de um colega de escola. Exatamente por isso podemos nos arriscar a dizer que A História do Vai e Volta é um romance para todos, já que a história pode levar o leitor a se lembrar de causos familiares pessoais.

De acordo com Tiago, “poderiam ser mais um monte de histórias soltas, mas são ordenadas pela árvore genealógica, que estende ao longo do tempo nossa ligação com lugares, pessoas e objetos que por sua vez, contam um pouco mais sobre nossa história pessoal e nos fazem pensar sobre a transitoriedade da vida”. Sabemos, no entanto, que nem todos têm pista de seu passado genealógico e o livro aborda isso também - daqueles que não sabem mais quem são os seus antepassados e nem querem, ou dos que inventam um passado pra si por falta de informação.

Dessa forma, o livro vai explorando a relação do tempo e da memória com as famílias e vai mais além, tentando chegar ao inicio: à origem... Ao longo da história, a obra se torna uma viagem ao passado, mas em direção ao futuro... uma história que nunca termina, se repetindo para sempre num círculo, brincando com a relatividade do tempo e dos jogos e peças que algumas vezes a memória nos prega.

Sobre o autor
Nascido em São José do Rio Preto (SP) Tiago de Melo Andrade mora em Uberaba (MG). Estudou História, formou-se em Direito, começou a publicar e já aos vinte e dois anos, isto é, em 2001, ganhava o prestigioso Prêmio Jabuti como Autor Revelação. É autor de mais de de 30 livros dirigidos ao público infantojuvenil. Publicou, pela Editora Melhoramentos, A Caixa Preta, O Ovo do Elefante, Gabi e o Universo Coletivo, Gabi e o Tesouro do Oriente, Gabi em Busca da Paz, Tire o Pé do Meu Direito, Você Fala Javanês?, A Estrela Mecânica e Carne Quebrada. Seus livros integram também os acervos da Fundação nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Sobre a ilustradora
Adriana Alves é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Brincando com carimbos, bico de pena, canetinhas ou fazendo colagens, diverte-se ilustrando para as mais diversas mídias e para todas as idades. Seu trabalho estende-se para o campo da arquitetura e interiores, alegrando com seu traço delicado espaços públicos e privados. A História do Vai e Volta é seu primeiro trabalho editado pela Editora Melhoramentos. 

Sobre a Editora Melhoramentos
Há 122 anos no mercado, a Melhoramentosocupa posição de destaque nos diversos mercados em que atua. É referência no mercado de dicionários com a linha Michaelis (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês), que detém 35% do mercado. Para não perder a tradição iniciada em 1915 – com a edição de O Patinho Feio – de ser a principal editora infantojuvenil do país, a Melhoramentos alinha entre seus autores nada menos que Ziraldo e seus 147 títulos – um sucesso absoluto entre o público jovem de todo o mundo e que já bateu um recorde histórico: passou dos 3 milhões de exemplares vendidos de O Menino Maluquinho.

A história do Vai e Volta
Autor: Tiago de Melo Andrade
Ilustrações: Adriana Alves
Preço: 39,00
Páginas: 168
Editora: Melhoramentos

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Parceria 6 - Assessoria de Comunicação
(55-11) 3062-9951 - 3081-1260
www.parceria6.com.br   

Juliana Sassi
juliana@parceria6.com.br
(11) 98460-0094

Heloizi Parra
heloizi@parceria6.com.br
(11) 98657-6894

Antoune Nakkhle
parceria6@parceria6.com.br
(11) 7717-5802